Este espaço é reservado para a publicação da documentação do projeto binca no âmbito da disciplina de Projeto 2011/2012 do 3ºano do curso de Novas Tecnologias da Comunicação.
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Abr 12

Na reunião de ontem, realizada por Skype, começámos por falar da possibilidade de realizar, num estado mais avançado do projeto, os testes de utilização, tanto na mesa touch como na nova tela touch que está de momento a ser instalada na reitoria da Universidade de Aveiro.

 

De seguida foi abordado o tópico do infantário da Universidade de Aveiro como possibilidade para entrarmos em contacto com exemplos do nosso público-alvo e começar a perceber se o design que vamos desenvolver é adequado e facilmente perceptível pelas crianças de idades entre os 4 e os 5 anos, mas infelizmente continuamos sem uma resposta. Voltámos a insistir com o envio de um novo e-mail para o estabelecimento, mas ao mesmo tempo decidimos investigar a possibilidade de realizar os testes de utilização noutro infantário de Aveiro.

 

Continuando a reunião, começámos a abordar questões mais técnicas, principalmente relacionadas com a localização via Bluetooth e com o sistema de SMS. Temos então que desenvolver uma pequena aplicação em Java que permita o update de campos de uma ou mais tabelas da base de dados, que monitorize o sinal Bluetooth das pulseiras e assim verificar a localização das crianças e que seja capaz de comunicar com um sistema de envio de SMS, utilizando por exemplo o Skype.

 

Em relação ainda à monitorização Bluetooth, decidimos fazer os testes primários utilizando um pequeno telemóvel com módulo Bluetooth em vez da pulseira Bluetooth.

 

Por fim, tratámos de identificar qual a ordem da realização das tarefas que devemos seguir, tendo decidido que devemos começar pelo design e desenvolvimento técnico do jogo da mesa touch, uma vez que é o foco central do projeto. Em simultâneo vamos também começar a desenvolver a aplicação Java.

 

Objetivos para a próxima reunião:

-       Começar a programar a aplicação Java

-   Pesquisar formas de a interligar com a base de dados, monitorização Bluetooth e sistema de SMS

-      Começar o design e a programação do jogo

-      Tentar contactar outro infantário.


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