Este espaço é reservado para a publicação da documentação do projeto binca no âmbito da disciplina de Projeto 2011/2012 do 3ºano do curso de Novas Tecnologias da Comunicação.
28
Mar 12

O nome que propusemos inicialmente para a nossa marca era PlaySafe. Sugeria segurança, divertimento e entretenimento.  Embora sejam estes os valores que queremos passar para o exterior, é um nome numa língua estrangeira e poderia não ser bem entendido tanto pelo publico alvo principal  - as crianças – com para os pais/responsáveis destas.

 

Assim, na tentativa de encontrar um  nome adequado para o projeto em português, depois de várias pesquisas e experiências, finalmente encontrámos um que achámos que se adequa ao projeto : binca – Segurança + Entretenimento.

 

Na nossa perspetiva, o nome escolhido resulta bem tanto foneticamente como graficamente. Inicialmente pensámos em colocar apenas a palavra brinca, mas sendo este um nome muito comum, optou-se por retirar o “r”, ficando apenas “binca”. A palavra sofreu esta mutação porque associámos que crianças de 4 a 5 anos têm alguma dificuldade em dizer a letra “r”, sendo então mais aconselhado retirar a letra “r” e tornar o nome do projeto mais familiar e mais fácil de pronunciar para crianças desta idade.

 

Quanto às cores utilizadas, com o estudo que foi feito anteriormente sobre os valores que estão associados às cores, concluímos que as cores adequadas para o projeto seria o verde, roxo, amarelo e salmão, pois transmitiam principalmente entusiasmo, felicidade e segurança. Após o início do esboço gráfico do logótipo, embora as cores que transmitiam os valores que pretendíamos  - felicidade, entusiasmo e segurança – optámos por escolher três cores principais - azul, salmão e amarelo.  Estas cores não se afastam significativamente das cores escolhidas inicialmente – verde, roxo, amarelo e salmão – nem do valores que pretendemos transmitir com estas . Optámos por substituir o roxo pelo azul, pois no gráfico do post de #investigação09, o azul demonstra níveis de entusiasmo mais elevados do que o roxo. Assim, restou-nos o salmão, amarelo, verde e azul. Mesmo assim, achámos que utilizar quatro cores iria ser uma elevada gama de cores para um logótipo e então, optámos por substituir o verde pelo azul, pois segundo o significado das cores, o azul é uma cor de bem estar e de confiança. Também simboliza calma, ternura, sonho, tranquilidade, raciocínio lógico, paz de espirito e segurança [1]. Ainda, segundo o livro “Psicologia das Cores” [2], o azul é considerado a cor preferida da maior parte dos indivíduos (sendo que, do estudo efetuado pela autora, apenas 1% dos homens e 2% das mulheres afirmam ser esta a cor que menos preferem), a cor da harmonia, da fidelidade, da amizade, da confiança e da simpatia, sendo ainda associado à fantasia (na Alemanha, as histórias inventadas eram denominadas “contos azuis”).

 

Logo + cores utilizadas

 

 

 

[1] SignificadoDasCores.com.br (2012). "Significado do Azul." Retrieved 28.03.2012, from http://www.significadodascores.com.br/significado-do-azul.php.

[2] Heller, E. (2009). A psicologia das cores. Barcelona, Editorial Gustavo gili.


pesquisar blog
 
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
17

18
20
21
24

25
27
31