Post atualizado em 26-03-2012
A fim de escolher quais as cores adequadas para a palete de cores do nosso projeto, fizemos uma pequena pesquisa relativamente ao significado atribuído a algumas cores, a alguns conjuntos de cores e ainda à relação das cores com os sentimentos de crianças.
Segundo o livro A Psicologia das cores [1], resultante de um inquérito a mais de 2000 indivíduos alemães, podemos observar que conjuntos de cores são atribuídos a várias sensações, desde alegria e originalidade até juventude e segurança. Em baixo estão então representados os conjuntos que pensamos que representem os valores a transmitir.
Como tal, as cores predominantes dos conjuntos relativos aos valores que pretendemos passar na nossa marca são: laranja, amarelo, roxo e verde.
Após esta análise, encontramos um artigo muito interessante Children’s Emotional Associations With Colors [2] que foi feito com base num inquérito realizado a 60 crianças (30 rapazes e 30 raparigas) com idades divididas em dois grupos: 4 a 5 anos e 6 a 7 anos. Os resultados mostram que: relativamente ao sentimento de felicidade 44% das crianças associam ao cor-de-rosa, 39% ao roxo e 35% ao azul e ao vermelho; relativamente à excitação/entusiasmo (do inglês excited) 26% das crianças associam ao amarelo, 25% ao vermelho e 23% ao verde.
Uma vez que a informação do artigo estava apenas representada em tabela, decidimos criar um gráfico apenas com os dois sentimentos mais relevantes: felicidade e entusiasmo.
Gráfico 1 - Relação entre as cores e os sentimentos das crianças Felicidade e Entusiasmo [2]
Como se pode observar no gráfico, as cores que melhor relação têm com os dois sentimentos escolhidos são: o vermelho, o amarelo e o verde.
Concluindo, com base nas duas fontes de informação referidas, as cores que escolhemos como mais adequadas para a nossa marca são: salmão, amarelo, verde e roxo.
Referências:
[1] Heller, E. (2009). A psicologia das cores. Barcelona, Editorial Gustavo gili.
[2] Boyatzis, C. J. and R. Varchese (1994). "Children's Emotional Associtations With Colors." The Journal of Genetic Psychology 155(1): 77-85.