De modo a compreender melhor o funcionamento da mesa touch, dirigimo-nos ao CETAC com o Professor Nuno Ribeiro (orientador do projeto inicial do DeCA Touch).
Primeiro verificou-se se os lasers estavam a emitir corretamente a luz, ou seja, se estavam a emitir a radiação infravermelhos o mais próximo possível da superfície da mesa. Para tal colocou-se uma barra de madeira à frente do sensor de forma a ver se este emitia a luz diretamente para a base da barra (que se encontrava na mesa) ou se estaria a refletir para a superfície da mesa, gerando assim luz espalhada na mesa, em vez de direcionada para a base da barra de madeira.
Após alinhar corretamente todos os lasers procedemos à calibração do programa CCV (Community Core Vision), responsável por receber o input da câmara PlayStation Eye e enviá-la para a aplicação. No entanto a calibração não estava a ser efectuada para toda a superfície da mesa, uma vez que a lente da câmara tinha um ângulo mais estreito. Para tal foi necessário trocar a lente para uma de 3.6mm. Assim foi possível calibrar o CCV para detetar pontos em toda a superfície touch.
Por fim iniciou-se a aplicação desenvolvida pelo grupo do projeto DeCA Touch, não esquecendo de estabelecer uma ligação à internet a fim de ter acesso aos dados guardados em servidor.
Discutimos ainda com o professor a possibilidade de colocar a mesa na vertical, concluindo que é apenas necessário colocar uma base e prender à mesa o Mac Mini, a câmara PlayStation Eye e o espelho.