Este espaço é reservado para a publicação da documentação do projeto binca no âmbito da disciplina de Projeto 2011/2012 do 3ºano do curso de Novas Tecnologias da Comunicação.
06
Mai 12

Tal como explicado no postrealização dos testes - ida ao infantário”, no passado dia 26 de Abril realizámos testes de utilização de jogos touch em dispositivos móveis com o nosso público-alvo: crianças entre os 4 e os 5 anos de idade.

 

Para que a recolha de informação desses testes fosse possível desenvolvemos uma grelha de observação, como se pode observar em baixo.

 
 
 grelha de observação: grelhaObservacao.xlsx
 
 

Esta grelha serviu para avaliar vários aspectos, desde a compreensão das crianças dos movimentos touch, como da compreensão da própria metáfora do jogo, elementos interativos e objetivo do jogo. Foi também útil para compreendermos a sua reação aos gráficos que tínhamos desenvolvido até ao momento.

 

Com base nos dados recolhidos, começámos então a transcreve-los para o exel, como se pode observar de seguida.

 

 

 

 

 

Relativamente à ausência de alguns dados, assinalados com um x, apresentamos como justificações:

 

- O jogo de procurar não foi possível testar sem auxílio prévio uma vez que o jogo estava completamente em inglês e tinha vários passos complexos antes de iniciar o jogo em si que poderiam ser um grande obstáculo para as crianças.

 

- No jogo de desenhar não foram avaliados os parâmetros “Personagem” e “Bom vs mau”, na categoria “Metáfora de Jogo”, uma vez que este jogo, não possuía tais elementos.

 

- No jogo de procurar, não foi avaliada a categoria “Bom vs mau”, uma vez que não existiam elementos negativos no cenário, apenas elementos interativos variados.

 

- O valor 0, no teste s/auxílio significa que o utilizador necessitou de ajuda, ou solicitou ajuda aos examinadores.

 

- O parâmetro botão avançar/repetir foi adicionado durante a realização dos testes uma vez que os jogos em questão não tinham botão de pausa nem de fechar, mas por outro lado possuíam o botão de repetir e o botão de avançar, que foram então testados durante a utilização. Neste parâmetro, apenas foi avaliado no teste s/auxílio (excepto no jogo “Procurar”, que foi apenas realizado no teste c/auxílio) uma vez que não era essencial para o teste explicar aos utilizadores a funcionalidade daqueles botões.

 

- Na categoria “Touch/Comandos” o parâmetro “touch vs multitouch” não foi testado uma vez que os jogos escolhidos para a realização dos testes não possuíam comandos multitouch.

 

Apresentamos aqui então apenas os dados recolhidos, uma vez que os resultados ainda estão a ser processados. Assim que a sua análise estiver concluída será colocado um post com os resultados e conclusões do estudo.

 

 


pesquisar blog
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
19

20
21
22
23
25
26

27
31