Quinta-feira, dia 26 de Abril, realizámos os testes relativos à interação das crianças com a técnica de touch em dispositivos móveis. Utilizámos o dispositivo iPhone 3G S e inserimos no mesmo três jogos semelhantes aos que pretendemos criar para o espaço “binca”.
Após a chegada ao local, recolhemos as autorizações dos encarregados de educação para iniciarmos os testes com as crianças com as quais nos foi permitido interagir. Apenas dois encarregados de educação permitiram a recolha de imagens, sendo então as duas interações as únicas que conseguimos captar.
O teste iniciou-se com a apresentação dos jogos, primeiro o jogo dos peixes, depois o jogo de descobrir objetos e por fim o jogo de pintar, seguindo-se a apresentação dos gráficos já feitos por nós. Para cada jogo fizemos dois tipos de testes, em que um deles consistia em apresentar o jogo e não dar nenhuma informação/instrução acerca do jogo e outro onde já explicávamos o objetivo do jogo e como se jogava. Decidimos fazer esta diferenciação para perceber se as crianças têm capacidade autónoma de percepção e compreensão das metáforas e objetivos dos jogos. No entanto, isto não foi possível no jogo das descobertas, pois o jogo revelou-se demasiado complexo e foi sempre necessária explicação da nossa parte para as crianças conseguirem jogar.
Imagem 1: criança a interagir com o dispositivo touch.
Posteriormente à apresentação dos jogos, mostrámos às crianças alguns dos cenários e elementos já criados, de modo a termos as opiniões das crianças e perceber se o caminho que estamos a seguir é adequado aos gostos do nosso público-alvo e ergonómico para o mesmo, ou seja, se eles compreendem facilmente a personagem principal, a personagem má, em quem podem ou não tocar, como devem interagir com certas personagens, etc..
Imagem 2: apresentação a uma criança dos gráficos realizados.